É possível utilizar tanto bitmap como gráficos vetoriais para as criações. O objetivo do programa não é competir com programas para Flash, por exemplo, pois o programa desenvolve animações tradicionais. Também não é função do Pencil rivalizar com títulos semelhantes comerciais. O que esta alternativa proporciona é a criação de animações em 2D mais acessível e simples.
Você trabalha com uma linha de tempo que lhe permite adicionar quatro camadas: bitmap, vetor, som e câmera. Para criar a animação, basta ajustar os frames, um em cada camada e dispor as camadas uma sobre outra.

Nenhuma ferramenta do Pencil fica escondida ou tem seu acesso dificultado. Elas são exibidas durante todo o tempo. Além disso, é possível anexar ou soltar paletas para melhorar o seu controle sobre a criação.
Organizando seu cartoon
Cada camada possui uma função para você mudá-la conforme o tempo da animação. Você define essa transição através de keys (representadas por pequenos retângulos cinzas. Cada key possui informações sobre o que a camada deve exibir ou produzir no determinado quadro.

Para selecionar a camada que você deseja trabalhar, basta clicar sobre ela. Arraste-as para alterar a ordem delas. Essa ordem afeta a maneira que as imagens são exibidas uma sobre a outra. No canto esquerdo de cada camada, há um círculo. Clique sobre este círculo para ativar ou desativar a camada em questão.
Por padrão, a camada de imagem é exibida sem transparência. Já as outras camadas são semi-transparentes. Porém, é possível exibir todas elas sem nenhum recurso de transparência.
Desenhando em bitmap
Você especifica tamanho, cor e outras características na paleta de opções. Se você usar um tablet stylet, a pressão ajusta a largura e opacidade da ferramenta escolhida. Se você usa somente um mouse, é recomendável usar a ferramenta Polyline. Basta clicar sobre dois pontos na tela e uma curva é feita para ligá-los.
Desenhando em vetor
Quando uma camada de vetor é selecionada, você pode usar as mesmas ferramentas de desenho. A diferença é que todos os desenhos são convertidos em formas geométricas. O resultado são imagens que não ficam pixeladas.
Isso torna as imagens vetoriais ideais para desenhos típicos de animação, enquanto que os bitmaps são indicados para rascunhos rápidos ou imagens mais complexas, como fundos de animações.

Tamanho: 5,42 MB
Sistema: Windows XP/Vista/7
Empresa: Pascal Naidon & Patrick Corrieri
Sistema: Windows XP/Vista/7
Empresa: Pascal Naidon & Patrick Corrieri
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